Quais são suas Grandes Ideias para 2020?

16 Feb

Blog

Há alguns anos, decidi ser mais atuante no LinkedIn. Eu sabia que era através dessa plataforma que eu poderia executar meu propósito, mas confesso que a falta de coragem e a falta de habilidade em escrever abria um abismo entre meu propósito e eu.

Como meu propósito de “Criar para Humanizar e Transformar” poderia ser possível se eu não conseguia compartilhar com o maior número de pessoas os temas, dos quais sou apaixonado, sobre Tecnologia, Inovação e Criatividade?

Até que conheci a Laíze Damasceno (LinkedIn Top Voice 2018) e ela me ajudou muito! Ela me deu as dicas certas e a minha confiança em publicar aumentou. Além disso, cada comentário que eu recebia nos posts, gerando relacionamento agradável, me estimulava a escrever mais e mais.

E nessa semana recebi uma mensagem do LinkedIn! Fiquei surpreso!

A mensagem começava assim: “Notamos que você vem publicando conteúdos interessantes no LinkedIn ultimamente. Muito obrigado por dedicar seu tempo para compartilhar ideias inovadoras e participar de conversas. A nossa comunidade profissional se beneficia dos pontos de vista de pessoas como você.”

Nesse e-mail, eu entendi que superei meu desafio de escrever e ainda recebi o seguinte convite que está relacionado ao tema desse artigo:

Me sinto muito honrado em poder contribuir e compartilhar os tópicos, ideias e conversas que eu acredito definirão 2019, então quais seriam as #GrandesIdeias2019, na minha visão?

Separei seis ideias que darão o que falar em 2019, confira:

1. O Brasil está preparado para a Quarta Revolução Industrial?

O Brasil tem um longo histórico de atraso quando o assunto é revolução industrial. Enquanto nos países de primeiro mundo as soluções já estavam funcionando a todo o vapor, aqui elas ainda davam os primeiros passos. No que diz respeito a essa quarta era, o país precisa se mexer para não acabar, mais uma vez, para traz. Para começar, é necessário mais investimento na capacitação de trabalhadores, em relação ao uso de novas tecnologias. Hoje, temos ferramentas que podem facilitar uma série de funções, mas que ainda não são utilizadas pois falta gente capacitada….

2. O que você precisa saber sobre a Indústria 4.0?

A indústria 4.0 é um conceito que vem se popularizando bastante nos últimos anos. Basicamente, ela propõe uma nova maneira de lidar com os processos, interconectando-os por meio de dispositivos e tecnologias, para mudar o ecossistema industrial. Basicamente, nesse modelo, as fábricas automatizariam suas operações, conectando toda a sua cadeia de produção, o que mudaria radicalmente o setor de manufatura, visando agilizar processos e melhorar diferentes aspectos da indústria. Mais do que isso, através do uso de novas tecnologias, seria possível evitar falhar que podem comprometer a evolução e sucesso de um negócio. Mas, além dessas vantagens, a indústria 4.0 tem muito mais a oferecer….

3. Como a Internet das Coisas impactará a sua vida?

Provavelmente, a Internet das Coisas já vem impactando a sua vida de muita gente hoje em dia. E a tendência é que daqui para frente ela só tenha a agregar ainda mais mudanças ao seu dia a dia. Hoje já contamos, por exemplo, com dispositivos que monitoram o seu desempenho físico e enviam informações para seu smartphone sobre a sua saúde. Essa é uma das tendências também para o futuro. Cada vez mais a Internet das Coisas será utilizada para que você coloque em prática hábitos mais saudáveis. Outra inovação que já caminha em passos cada vez mais rápidos são as casas inteligentes. Imóveis inteiramente conectados, que te oferecem mais comodidade e versatilidade para o seu dia a dia. Também não podemos deixar de citar os dispositivos vestíveis. Roupas inteligentes que conseguem avaliar as condições do seu corpo em questões de segundos. Mais do que isso, que conseguem te proteger de agentes externos, como os raios UV. Isso, no futuro, será aplicado tanto na vida pessoal, como na profissional, enfim impactará cada vez mais a sua vida….

4. Como não ser engolido pela tecnologia?

Com o rápido avanço da tecnologia, não ser engolido por esse mar de inovações pode parecer quase impossível. Mas, acredite, tem muita gente prevendo o futuro para se preparar e não ser devorado pela Nova Era. E você, sabe o que precisa fazer para não ser engolido pela tecnologia?….

5. Quais profissões surgirão e quais deixarão de existir com a Indústria 4.0 no Brasil?

A indústria 4.0 no Brasil já está dando sinais de que fará uma completa revolução no mercado. Na verdade, muitas transformações ocorreram e continuam ocorrendo ao longo dos anos. E nesse processo, enquanto muitas profissões acabam surgindo, outras deixam de existir. É um ciclo natural no qual temos que aprender a lidar constantemente….

6. Que comportamentos e competências preciso ter nesse mundo de mudanças?

Vivemos em uma Era de mudanças, isso ninguém pode negar. Qualquer profissional que queira garantir o seu futuro no mercado terá que desenvolver certos comportamentos e competências. Afinal, será preciso lidar com uma série de inovações e se você não estiver preparado para elas, provavelmente será ultrapassado por seus concorrentes. Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2020, pelo menos 35% das habilidades exigidas em ocupações atuais terão mudado. Ou seja, é bom já começar a entender o que é necessário e se atualizar….

Para finalizar faço o mesmo incentivo que o LinkedIn fez pra mim:

Qual desses 6 temas você mais gostou? Você vai estar de olho em qual tema em 2019? Quais tendências você está seguindo de perto no seu setor? Qual seu maior anseio — ou temor — no novo ano? Compartilhe nos comentários.

Categorias

E-book grátis

Que tal fazer parte do
nosso grupo no Telegram?

Clique para entrar
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bom? Que tal falarmos pelo WhatsApp? Vai ser um prazer te ajudar ;)
Powered by