Indústria 4.0 & Transformação Digital para Todos!

Quais são as habilidades que o mercado de trabalho precisa desenvolver para a Indústria 4.0?

William Franco  Ι Publicado em 12 de Setembro de 2019

No post anterior, eu expliquei quais são as habilidades e competências que os profissionais precisam desenvolver para continuarem competitivos na indústria do futuro. Se você ainda não leu este texto, clique aqui .

Porém, não é apenas o profissional que deve mudar suas atitudes! As empresas também precisam mudar o mindset e começar a desenvolver soluções para que esse ecossistema de inovação exista. Este texto vem trazer algumas orientações do “por onde começar” para que as indústrias brasileiras também sejam locais de inovação e orientadas para o futuro! Vamos lá?



Por onde começar?

Compreendendo o que, de fato, é a Indústria 4.0. Assim como as outras revoluções industriais mudaram a forma como vivemos, consumimos e trabalhamos, assim também acontece na Quarta Revolução Industrial, que estamos vivendo neste exato momento. A tecnologia proporcionou a criação de diversas soluções que, no passado, só eram possíveis no mundo da imaginação. Na indústria toda essa tecnologia significa muitas mudanças, como:

  • Máquinas que enviam alertas quando precisam de manutenção;
  • Linhas de produção inteiramente automatizadas;
  • Sistemas que analisam dados da fábrica e identificam potenciais situações de risco;
  • Total transparência e Controle do que acontece no chão de fábrica;
  • Utilização de tecnologia para reduzir desperdício e muitas outras possibilidades.

 

Se você acredita que este tipo de inovação não é para a sua indústria – seja pelo custo de aplicação ou por não compreender ao certo por onde começar – sugiro que busque informações e garanta que a sua equipe também esteja disposta a continuar aprendendo. 

 

Entenda o potencial da Transformação Digital

A edição 1.166 da revista Exame, de maio de 2018 mostrava que “apenas 2% da indústria brasileira está alinhada com a revolução 4.0, a das máquinas inteligentes e conectadas, há, porém, oportunidade e disposição para elevar o padrão da maioria num prazo razoável”. Uma pesquisa da Global Skills, da Coursera, uma empresa de tecnologia educacional norte-americana mostra que dois terços da população mundial está ficando para trás em habilidades técnicas e específicas, e 90% dessa população estão inseridas dentro de economias em desenvolvimento. Isso significa que elas ainda sobrevivem utilizando mão de obra pouco qualificada para exportar mercadorias para o mundo desenvolvido. 

 

No cenário mundial, vale ressaltar alguns pontos: 

  • A Europa é líder em qualificação, enquanto a América Latina tem um dos maiores índices de desigualdade nas habilidades técnicas;
  • Os cursos de ciências de dados e tecnologia da informação estão em alta, enquanto cursos relacionados a negócios, diminuem; 
  • As matrículas em cursos de tecnologia aumentaram 13% desde o ano passado, com os maiores aumentos em redes de computadores (+ 56%), bancos de dados (+ 22%) e engenharia de segurança (+ 18%). Já em ciência de dados, o aumento se dá nos cursos de Aprendizado de Máquina (+ 14%) e Programação Estatística (+ 9%).

 

Sabendo como está o cenário mundial, você já consegue se preparar melhor para a transformação digital das indústrias, esteja você em qualquer área de uma empresa. Do chão de fábrica à gestão, todos vão precisar desenvolver habilidades para lidar com as inovações e os problemas do futuro. 

 

Dê os primeiros passos

Agora que você já consegue compreender o potencial que a transformação digital da indústria pode garantir nos próximos anos, precisa definir o próximo passo. Dentro deste mês, o que é possível fazer no ambiente de trabalho que aproxime seus colaboradores ou as suas soluções da mudança que você quer promover? Algumas dicas sobre o assunto:

  • Promova um treinamento para sua equipe;
  • Comece a prestar atenção nas mentes mais criativas e os reúna para ouvi-los. Você pode se surpreender com o que sua equipe tem a acrescentar;
  • Se você não possui uma posição de liderança, converse com seus colegas para alertá-los sobre as possibilidades do futuro e mostre que não se trata de ameaça, mas sim, oportunidades. Esta atitude pode gerar um movimento positivo na mentalidade dos colaboradores da empresa.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário sobre outras tecnologias do bem que você conhece e que estão transformando a vida das pessoas. 

 

William Franco

William Franco

Sou William Franco e meu propósito é criar para humanizar e transformar! Para cumpri-lo, eu tenho a missão de simplificar a Transformação Digital e ajudar as pessoas a criarem possibilidades e a se reinventarem profissionalmente.

Gerente de Engenharia de Manutenção & Utilidades e responsável pelo programa da Transformação Digital & Indústria 4.0 nas fábricas da Natura.

Também sou professor de MBA na FIEP e da pós-graduação em Administração na FGV.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

Palestras sobre a Indústria 4.0

Prepare-se para a Transformação Digital
Aprovado

Terei muito prazer em falar com você! Me siga nas redes sociais ou me envie uma mensagem por Whatsaap!           (11) 99302-6542

e-mail: contato@williamfranco.com.br

Contato

© William Franco. Todos os direitos reservados – 2019

Fechar Menu