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Porque e como fazer Network na Indústria 4.0

William Franco  Ι Publicado em 23 de Outubro de 2019

Conhecer pessoas novas e que agregam conhecimento, valores e troca de experiências é uma atitude extremamente importante, independente da sua área de atuação. Na indústria, não é diferente. Um bom network possibilita uma série de benefícios na sua carreira que você vai descobrir neste post, e vale a pena se esforçar para superar a timidez e encarar novos desafios.

Por que fazer network?

Você já deve ter ouvido que uma andorinha só não faz verão. De fato, o potencial de uma pessoa sozinha é bem limitado quando comparado àquela que consegue ter uma boa rede de contatos.

Porém, existe uma linha tênue que separa o network real do falso, e todos conseguem perceber isso. Se você está diante de uma pessoa que tem interesse em estabelecer um contato com você apenas para possibilitar um benefício próprio e imediato, você percebe logo na primeira mensagem no Linkedin, por exemplo. Por isso, devemos estar muito atentos aos reais motivos que nos aproximam de pessoas no ambiente de trabalho.

Abaixo, listo alguns dos melhores “porquês” que você deve focar quando o objetivo é criar uma boa rede de contatos:

  • Outras pessoas que trabalham na sua área podem ter uma visão de mundo diferente da sua, e propor uma troca de informações útil para ambos os lados;
  • Pessoas com mais experiência podem te orientar como não cometer os mesmos erros que eles já cometeram no passado;
  • Você pode tirar dúvidas, pedir dicas sobre onde buscar novos conhecimentos ou até mesmo deixar muito claro para a outra pessoa que ela é uma fonte de inspiração para um caminho que você quer percorrer;
  • Quando você é claro e sincero em seus objetivos, sua rede de contatos com certeza se lembrará de você quando oportunidades surgirem. Seja lembrado nestes momentos, com originalidade e personalidade.

Agora que você já sabe alguns porquês, vamos traçar um caminho de “como” fazer um bom network?

1 ) Comece pelo virtual, mas seja real. Hoje em dia é muito fácil ter seguidores no Instagram, amigos no Facebook e contatos no Linkedin. Mas quantos deles você conhece de verdade? Quantos deles você dedicou parte do seu tempo livre para tentar ler (com profundidade) sobre aquilo que eles escrevem em suas redes? Então, a minha primeira dica é justamente essa: aproveite que a internet eliminou as barreiras geográficas e comece a se importar com aquilo que as pessoas estão falando. É o primeiro passo para mostrar que você também tem algo a agregar, ainda que seja um pouco de atenção (que é um bem escasso no mercado).

2 ) Lembre-se dos amigos e pessoas do seu passado. Se é bastante difícil estabelecer profundidade entre seus contatos virtuais, porque não começar por aqueles que já foram bem próximos de você no passado? Você pode se surpreender com o rumo que a vida de cada um deles tomou e certamente terá muito a aprender e ensinar!

3 ) Dedique-se 100% da atenção, ainda que sejam apenas por 10 minutos. Quando estiver conversando com alguém – seja pessoalmente ou pela internet – esteja ali de verdade, prestando atenção e, principalmente, ouvindo. Ouvir é uma das atividades mais difíceis de se dedicar em um mundo onde tanto se fala de pitch, de vender a sua ideia em um elevador. Muitas vezes, se dedicar a ouvir pode te colocar em um lugar de destaque em um mundo onde todos só querem falar.

4 ) Vá a eventos e tome iniciativa. Quando você já segue os passos anteriores, você com certeza terá assunto suficiente para conversar com uma pessoa que você admira em um evento. Provavelmente você já a segue em uma rede social, viu um vídeo ou leu algum artigo dela. Se você fez isso com profundidade e 100% da sua atenção, aquele material estará em sua memória e você pode utilizá-lo como fermento da conversa. Experimente falar como determinado assunto que ele escreveu ou falou em sua rede social te ajudou a enfrentar e resolver um problema na indústria, por exemplo.

Você percebeu como não dá pra ser superficial quando o objetivo é ter uma boa rede de contatos, não é? Fazer um bom network e conectar-se com pessoas boas envolve muita dedicação e profundidade! Aproveite este momento e responda o box de pergunta que eu deixei nos destaques do meu Instagram falando sobre qual sua maior dificuldade quando o assunto é network!

 

William Franco

William Franco

Sou William Franco e meu propósito é criar para humanizar e transformar! Para cumpri-lo, eu tenho a missão de simplificar a Transformação Digital e ajudar as pessoas a criarem possibilidades e a se reinventarem profissionalmente.

Gerente de Engenharia de Manutenção & Utilidades e responsável pelo programa da Transformação Digital & Indústria 4.0 nas fábricas da Natura.

Também sou professor de MBA na FIEP e da pós-graduação em Administração na FGV.

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