Indústria 4.0 & Transformação Digital para Todos!

3 Tecnologias do bem e os benefícios da Transformação Digital & Indústria 4.0!

William Franco  Ι Publicado em 8 de dezembro de 2018

Transformação Digital & Indústria 4.0 está causando uma verdadeira revolução em nossa sociedade. Hoje, a grande maioria dos processos e tarefas do nosso dia a dia é controlada através de tecnologias integradas.

Desde os processos produtivos em indústrias, até atividades do nosso cotidiano, como fazer compras no supermercado, por exemplo. Tem sido impactados pela Transformação Digitale tudo está sendo automatizado.

E você, sabe o que fazer agora que o mundo está se transformando completamente frente as evoluções geradas pela Indústria 4.0?

Fato é que a Quarta Revolução Industrial tem proporcionado muitos benefícios para as pessoas e organizações. Nesse artigo, você ficará por dentro de todos esses benefícios, bem como o que deve fazer para encarar essas mudanças e extrair o máximo delas.

Mas para começar é importante entender o que é tecnologia.

Quando eu tenho uma dúvida eu sempre recorro à ajuda de alguém ou à alguma fonte confiável de conhecimento. Para explicar o que é tecnologia, fui ver como o dicionário define tecnologia?

O dicionário do Google diz que “tecnologia é um substantivo feminino, teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.).”

Então na minha forma simples de definir: Tecnologia é o aperfeiçoamento das técnicas e do conhecimento para melhorar o nosso trabalho e consequentemente nossa vida!

Mas alguém pode dizer: “Meu trabalho é excelente e não há necessidade de melhorar!” Na realidade, muita gente com quem eu converso não tem uma boa resposta quando perguntada se ela gosta do trabalho e do que faz?

Sentir-se assim é normal, tem um motivo e vou te explicar o por quê?

Voltando às pesquisas sobre trabalho e entendendo a origem da palavra trabalho chegamos: “Em sua raiz, o termo “trabalho” é associado à dor e sofrimento. A origem vem do latim tripalium, nome dado a um instrumento formado por três estacas de madeira, usado na antiguidade pelos romanos para torturar escravos e homens livres que não podiam pagar impostos.”.

Entendeu? Não fique chateado por achar que seu trabalho não é bom, afinal conforme a definição dele é associado à dor e sofrimento!

E é aí que entra a TECNOLOGIA!

Tecnologia é o aperfeiçoamento das técnicas e do conhecimento para melhorar o nosso trabalho e consequentemente nossa vida!

Na Transformação Digital & Indústria 4.0 chegamos a um nível muito poderoso de tecnologia, potencializando as melhorias em postos de trabalhos e em nossa vida. Eu posso afirmar que a tecnologia tem um papel importantíssimo de amenizar a dor e sofrimento.

A algumas semanas atrás eu escrevi alguns posts sobre as tecnologias que contribuem positivamente para o bem das pessoas. Assim como eu, as pessoas ficaram impressionadas com o que essas tecnologias são capazes de fazer e como tem gente que se preocupa em criar soluções para resolver os problemas da humanidade.  

Primeira Tecnologia do bem: Impressora 3D de córneas humanas.

A evolução da tecnologia da manufatura aditiva aplicada na confecção de córneas humanas em uma impressora 3D especial.

Essa impressora é tão especial que será capaz de salvar 15 milhões de pessoas da cegueira. Um estudo de cientistas da universidade de Newcastle, no Reino Unido, relata que eles fizeram várias tentativas até conseguirem imprimir com sucesso as primeiras córneas humanas. Esse resultado possibilitará em breve a disponibilidade de córneas para as grandes filas de transplantes no mundo todo. O que mais impressiona é que o tempo da impressão dura apenas 10 minutos!

O que você consegue fazer em 10 minutos? Realmente, esperar 10 minutos não é nada para aqueles que já estão há anos esperando a oportunidade de transplante.

 

Segunda Tecnologia do bem: Óculos especiais ajudam quem sofre de daltonismo.

Outra tecnologia fantástica, é sobre um vídeo emocionante de um garoto que recebeu de presente óculos capazes de ajudar pessoas que sofrem de Daltonismo conseguirem ver as cores! Estudos mostram que tal tecnologia está cada vez mais avançada e já ajuda centenas de pessoas com um certo grau da doença. A boa notícia que pesquisadores têm encontrado avanços e que em breve os óculos ajudarão casos mais graves da doença.

Podemos refletir sobre encarar os desafios e a sobre a grande lição de “novas cores das oportunidades!” Com o incentivo final de compartilhar as coisas boas que a tecnologia proporciona “colorindo” a vida das pessoas com conteúdo positivo!

 

Terceira Tecnologia do bem: Pulseira com impulsos elétricos atenuam efeitos do mal de Parkinson.

O exemplo do projeto “emma”, e toda a emoção que ele nos dá! Esse projeto ajudou uma designer gráfica a combater o mal de Parkinson. Trata-se de um relógio que utiliza impulsos elétricos que combatem os tremores. O que mais me chama atenção no vídeo desse projeto é o laço de amizade e a real preocupação da cientista em encontrar e desenvolver uma tecnologia capaz de reduzir os efeitos da doença.

É emocionante ver “emma”escrever seu nome novamente depois de muitos anos convivendo com o problema.

 

Vocês viram quantos exemplos de tecnologias aplicadas e ajudando pessoas!

Com a Transformação Digital & Indústria 4.0 esse circulo virtuoso aumenta e muitas outras pessoas serão impactadas positivamente. Essa é a missão de toda a tecnologia embarcada nessa Quarta Revolução Industrial. Como nunca antes o uso da tecnologia na Indústria 4.0 transformará o trabalho aperfeiçoando em muito a maneira de fazer as coisas.

Mas muitos possuem a preocupação que além disso a tecnologia será responsável por um efeito colateral devastador, e que ela causará um índice de desemprego jamais visto no mercado do trabalho.

Na contramão desse pensamento, especialistas afirmam que a Transformação Digital & Indústria 4.0 a exemplo de outros grandes momentos tecnológicos da história trará mais oportunidades. Um argumento sobre isso é o exemplo de quando surgiu os computadores, após a segunda guerra mundial, no primeiro momento houve uma grande onda em que muitos acreditavam que os computadores “roubariam” os empregos das pessoas e naquela época ninguém conseguiu prever que em 2022, a América do Norte teria 265 mil postos de trabalho adicionais trabalhando com Segurança da Computação. (Fonte de São Paulo)

Então, podemos estar certos que muitos postos de trabalho serão substituídos por máquinas mas essa mesma tecnologia produzirá oportunidades em novas áreas do conhecimento.

Isso reforça que as Tecnologias são do BEM!

Outros benefícios da Transformação Digital & Indústria 4.0.

Muita gente ainda reluta em encarar a Indústria 4.0. Mas, a verdade é que ela traz uma série de benefícios, tais como:

  1. Operações com custos reduzidos;
  2. Diminuição de erros e falhas ocasionados por processos manuais;
  3. Monitoramento eficaz de dados para gerar o aperfeiçoamento de processos produtivos;
  4. Criação de fábricas mais sustentáveis, que utilizam recursos de maneira inteligente;
  5. Redução drástica no desperdício de insumos e recursos;
  6. Mais segurança nos processos diários;
  7. Mais produtividade;
  8. Mais lucratividade.

Esses são apenas alguns dos benefícios da Transformação Digital & Indústria 4.0. Por conta disso que hoje, qualquer um que não saiba lidar com essas mudanças, precisa se atualizar. Caso contrário, estará fadado a estagnação.

Como se preparar para a indústria 4.0?

A indústria 4.0 não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, nós passamos constantemente por transformações, tudo é uma questão de se adaptar. Para isso, você precisa:

Buscar capacitação multidisciplinar

Procure cursos e capacitações que tragam conhecimentos de diferentes áreas da indústria 4.0.

Não tenha medo de se adaptar

As mudanças dessa revolução chegaram para nos beneficiar, então não tenha medo de se adaptar a elas.

Crie uma rede poderosa

Conhecer pessoas ligadas a essa nova Era faz toda diferença. Um bom network faz toda a diferença para implementar e entender transformações.

Essas são apenas algumas das dicas para se atualizar dentro da Transformação Digital & Indústria 4.0. As Tecnologias trarão muitos benefícios para as pessoas em vários campos da sociedade, pode ter certeza elas são do bem! E por fim, lembre-se, o mundo vive em constante mudança, e é necessário seguir essas transformações para não se tornar obsoleto.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário sobre outras tecnologias do bem que você conhece e que estão transformando a vida das pessoas. 

William Franco

William Franco

Sou William Franco e meu propósito é criar para humanizar e transformar! Para cumpri-lo, eu tenho a missão de simplificar a Transformação Digital e ajudar as pessoas a criarem possibilidades e a se reinventarem profissionalmente.

Gerente de Engenharia de Manutenção & Utilidades e responsável pelo programa da Transformação Digital & Indústria 4.0 nas fábricas da Natura.

Também sou professor de MBA na FIEP e da pós-graduação em Administração na FGV.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Este post tem um comentário

  1. Recentemente ouvimos na mídia sobre o avanço na área da medicina onde Israel anuncia o primeiro Coração impresso em 3D… https://www.youtube.com/watch?v=2OLYIxD6C5I , é apenas uma questão de tempo para termos outros orgãos impressos nessa tecnologia.

Deixe uma resposta

Palestras sobre a Indústria 4.0

Prepare-se para a Transformação Digital
Aprovado

Terei muito prazer em falar com você! Me siga nas redes sociais ou me envie uma mensagem por Whatsaap!           (11) 99302-6542

e-mail: contato@williamfranco.com.br

Contato

© William Franco. Todos os direitos reservados – 2019

Fechar Menu